Perguntas Frequentes

Eyemed Paixão por Oftalmologia oct

O que eu estou procurando quando eu inspeciono o Sistema Zepto no início da cirurgia?

 

Barra de pressão deslizada - O Zepto é fornecido com a ponta da haste pré-ajustada para esticar ligeiramente o anel de capsulotomia nitnol. Este pré-conjunto garante que a ponta Zepto se alonga e se torne estreita para a entrada da córnea quando a haste de pressão é movida para a frente pelo cirurgião usando o controle deslizante de dedo. Em casos raros, a haste de pressão pode ser desalinhada do anel de capsulotomia de nitinol durante o transporte ou a instalação do instrumento. Se isso for observado, não use a unidade. Não tente voltar a ajustar a barra de pressão, pois isso irá danificar o anel de capsulotomia.

 

Material estrangeiro - O Zepto é cuidadosamente limpo antes da embalagem e do embarque. No entanto, as fibras e outros materiais estranhos do ambiente cirúrgico podem ocasionalmente se conectar à borda do anel de capsulotomia nitnol durante a instalação. Se isso ocorrer, materiais estranhos podem ser cuidadosamente removidos usando pinças finas sem tocar na ventosa ou no anel de capsulotomia. Se o material não for removível, uma nova peça de mão Zepto deve ser usada. Anel de capsulotomia com encadernação errada e / ou conexão de chumbo quebrado - A peça de mão Zepto é fornecida com uma tampa de proteção sobre a ponta. Se o dano físico ao anel de capsulotomia e os fios elétricos forem observados, a unidade não deve ser utilizada.

Quais os tamanhos de capsulotomia disponíveis?

 

A versão atual do Zepto produz um diâmetro médio de capsulotomia de 5,2 mm. Está sendo realizada uma versão para capsulotomia pediatria.

Que tipo de casos cirúrgicos devo fazer primeiro com o Zepto?

Com base na experiência de milhares de casos em todo o mundo, o fabricante recomenda fortemente que o cirurgião comece com casos rotineiros sem complicações com uma profundidade da câmara anterior de 2,5 mm a 3,75 mm e uma pupila de pelo menos 7 mm de diâmetro. Uma vez que os conceitos básicos de posicionamento horizontal no plano capsular, observando o fluxo de bolhas para a sucção completa, e a liberação e flutuação adequada do Zepto foram dominadas, podem ser realizados casos mais desafiadores.

 

Ver casos desafiadores

https://www.zepto-cataract.com/videos-and-support/challenging-cases/

Quão superficial uma câmara posso usar o Zepto?

 

A ventosa Zepto é de 1,2 mm de altura e tem um diâmetro de 6,0 mm. O cuidado deve ser exercido de acordo com a situação clínica.

Quão profunda uma câmara posso usar o Zepto?

 

O cirurgião pode compensar uma câmara mais profunda, escolhendo uma localização mais posterior para a incisão primária e minimizando o uso de OVD. O julgamento cirúrgico deve ser usado em todos os casos, pois Zepto deve poder alcançar e aderir à superfície da cápsula para produzir uma capsulotomia.

O Zepto pode ser usado em casos com pupilas mal dilatadas?

 

Sim. A ponta alongada de Zepto pode ser deslizada debaixo da íris distalmente e eles abriram para deslizar sob a íris 360 °. A ventosa de silicone protege o tecido da íris do elemento de capsulotomia Zepto.

O Zepto também pode ser usado com dispositivos de expansão de pupila?

 

Sim. Zepto pode ser usado com dispositivos de expansão de pupila.

Por que eu preciso ter cuidado com as pupilas entre 5,5 e 6,5 mm de diâmetro ao usar o Zepto?

 

A ventosa Zepto é de 6,0 mm de diâmetro e as pupilas na faixa de tamanho de 5,5 a 6,5 ​​mm significarão que o tecido da íris está próximo da ventosa e pode ser potencialmente preso pela sucção.

Para as pupilas menores que 5,5 mm, o Zepto pode ser deslizado sob a íris antes da aspiração estar engatada e não há perigo de captação do tecido da íris pela sucção.

Para as pupilas maiores que 6,5 mm, o tecido da íris não estará próximo da ventosa e não será capturado pela sucção.

O que devo fazer se a íris estiver presa por sucção?

 

Empurre o distribuidor de rolos para a frente como normalmente é executado para soltar a sucção. Observe que o OVD pode fazer com que a íris permaneça aderindo à ventosa mesmo após a liberação. Se necessário, o tecido da íris pode ser liberado por um segundo instrumento através da incisão do sideport ou pela introdução de mais OVD para separar o tecido da íris da ventosa.

 

 

 

 

Veja: marca de 1:45 minutos do vídeo de animação

Alguma recomendação para a entrada através da incisão da córnea?

 

É útil estabilizar o olho enquanto o Zepto é inserido através da incisão. Recomenda-se um anel Thornton. Alguns cirurgiões usam um segundo instrumento na incisão do sideport para ajudar a estabilizar o olho. Além disso, coloque uma pequena quantidade de OVD apenas fora da incisão e / ou na ponta Zepto alongada para lubrificar a entrada. Os cirurgiões acharam isso útil com incisões de 2,2 mm.

Qual o OVD posso usar com o Zepto?

 

Todos os OVDs com uma viscosidade inferior ou igual a 300,000 mPas (ou 300,000 cps) podem ser usados. Não use com Healon 5 ou Healon GV ou similar.

 

Baixe as Diretrizes da OVD

https://www.zepto-cataract.com/wp-content/uploads/2018/03/Zepto-OVD-Viscosity-Guidelines-12859-Rev-01.pdf

Existe alguma diferença entre usar OVDs com viscosidades baixas e médias?

 

A resposta de OVDs com diferentes viscosidades para sucção será diferente. Com OVDs de baixa viscosidade, a sucção completa será estabelecida mais rapidamente, podem ser observadas menos bolhas e essas bolhas fluirão significativamente mais rapidamente, exigindo mais cuidados no monitoramento visual.

O Zepto funcionará sem OVD?

 

Não recomendamos usar Zepto sem OVD na câmara anterior. Embora o Zepto possa criar capsulotomias de alta qualidade somente na presença de BSS, não haverá fluxo de bolhas que esteja normalmente presente no OVD, já que a sucção está se desenvolvendo. Como resultado, é difícil para o cirurgião confirmar a sucção completa visualmente.

O Zepto pode ser reutilizado?

 

Não, o anel de capsulotomia de nitinol é capaz de apenas uma capsulotomia. A tentativa de reutilização não resultará em outra capsulotomia.

O anel em vez disso será danificado e pode causar danos ao paciente.

Posso usar Zepto através de um túnel escleral?

 

Zepto foi projetado para ser usado através de uma incisão clara da córnea. Embora Zepto tenha sido usado através de uma incisão do túnel escleral, não é recomendado.

Qual é a melhor maneira de mover Zepto para a posição de capsulotomia desejada?

 

Depois de puxar para trás a haste de pressão e permitir que o Zepto se vuelva a circular, deixe a haste de pressão no pescoço do dispositivo com a ponta da haste de pressão apenas proximal ao (fora) do anel de capsulotomia de nitinol (veja a figura). A haste de pressão proporciona rigidez ao pescoço, facilitando a manipulação de Zepto de lado a lado, e encaminha e retrocede. Após o posicionamento desejado da capsulotomia, lembre-se de puxar a alavanca todo para fora quando a sucção é aplicada e as bolhas começam a fluir. Deixar a haste de empurrar no pescoço irá interferir com o desenvolvimento da sucção total e a criação de uma capsulotomia completa.

 

O Zepto é projetado para produzir consistentemente e automaticamente uma capsulotomia redonda e de alta qualidade em qualquer local de capsulotomia desejado, incluindo o eixo visual do paciente. Sua ação depende da obtenção de um ótimo nível de sucção para produzir uma aposição absoluta e completa da cápsula no anel de capsulotomia de nitinol. Os cirurgiões experientes com Zepto recomendam universalmente, permitindo alguns segundos após a aspiração máxima ser atingida e as bolhas pararam de fluir antes de fornecer energia para criar a capsulotomia. Da mesma forma, após a capsulotomia, todos os conselheiros confirmam Zepto flutuar na cápsula observando alguma saída de OVD na incisão. Isso evita a remoção de Zepto antes da liberação total da cápsula, o que pode danificar inadvertidamente a capsulotomia. A prática consistente dessas diretrizes operacionais da Zepto ajudará a garantir um ótimo resultado sempre.

Zepto pode ser usado para capsulotomias pediátricas?

 

Uma versão do Zepto para capsulotomias pediátricas (Zepto-PEDSTM) está em desenvolvimento.

Zepto pode ser usado para capsulotomias posteriores?


A versão atual do Zepto não foi projetada para alcançar o saco capsular para criar uma capsuolotomia posterior e não deve ser usada para esse fim. Com as modificações apropriadas do dispositivo, a tecnologia pode, em princípio, ser usada para capsulotomia posterior. Uma versão do Zepto para capsulotomia posterior está em consideração.